Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TOP FIVE – Assistidos da Defensoria de Minas recebem informações sobre direitos na locação de imóveis

    há 5 anos

    Segundo dados de 2017 do IBGE, 17% dos domicílios no Brasil são alugados. Para fornecer informações jurídicas e esclarecer dúvidas dos assistidos sobre locação de imóveis, o defensor público Alexandre Tavares Costa foi o palestrante do TOP FIVE desta segunda-feira (9/9). O bate-papo aconteceu na sala de espera da Sede I da Defensoria Pública de Minas em Belo Horizonte.

    Promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais o ciclo de palestras TOP FIVE tem como objetivo a educação em direitos e, consequentemente, o empoderamento do público assistido pela Instituição. Os temas desta primeira edição do projeto foram escolhidos em votação pelos próprios assistidos.

    Alexandre Tavares abordou alguns aspectos da Lei 8.245/91, conhecida como a Lei de Locação. A norma estabelece uma série de direitos e deveres fundamentais, tanto para o locatário quanto para o locador.

    O defensor explicou o que é um contrato de aluguel, destacando que o mesmo não exige formalidade específica e pode ser fixado por ajuste verbal.

    Ao informar que os contratos de locação podem ter prazo determinado ou não, Alexandre Tavares falou sobre especificidades das duas condições.

    Sobre rescisão contratual, explicou situações em que o contrato pode ser desfeito com e sem incidência de multa.

    O defensor forneceu informações sobre direitos e deveres de locatários e inquilinos. Falou ainda sobre garantias locatícias e ações de despejo.

    Ao finalizar, Alexandre Tavares aconselhou os assistidos a, em caso de dúvida, procurar a Defensoria Pública antes de assinar um contrato de locação.

    Sempre exigir a descrição detalhada do estado de conservação do imóvel antes da assinatura do contrato de locação e, também, o recibo após o pagamento do aluguel, foram outras dicas dadas pelo defensor público.

    Serviço:

    TOP FIVE

    Confira a próxima palestra, que acontece a partir das 8 horas, no setor de Atendimento da Sede I (Rua dos Guajajaras 1.707/térreo). A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

    10/9 – “Direito de Vizinhança” – defensor público Frederico de Sousa Saraiva.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/top-five-assistidos-da-defensoria-de-minas-recebem-informacoes-sobre-direitos-na-locacao-de-imoveis/754813362

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)