Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça ouve primeiras vítimas do rompimento da barragem de rejeitos, em Brumadinho

    há 5 anos

    Testemunhas foram arroladas pela Defensoria Pública

    As primeiras 10 testemunhas e vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale, na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, foram ouvidas em audiência na 6ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias, realizada nesta terça-feira (09/07), em Belo Horizonte.

    Foram ouvidos produtores rurais, comerciantes, quilombolas, microempreendedores e pescadores, arrolados pela Defensoria Pública de Minas Gerais, para comprovar os danos ao meio ambiente, urbanísticos a e ao patrimônio cultural. Outras 10 testemunhas serão ouvidas no dia 05 de agosto.

    As vítimas, que vivem às margens do Rio Paraopeba, região mais atingida pela tragédia, relembraram os detalhes do dia do rompimento da barragem e relataram sobre as dificuldades causadas e, também, a perda de parentes, vizinhos ou amigos. Alguns informaram estar fazendo uso de medicamentos, como ansiolíticos, desde o rompimento da barragem, apresentando críticas quanto aos atendimentos, além da necessidade de ajuda psicológica.

    As testemunhas falaram, também, sobre o impacto na economia local, e as dificuldades que estão enfrentando, principalmente, para saldar dívidas e escoar produtos alimentícios. Outro ponto abordado foram as alterações na qualidade da água e a dificuldade de acesso por vias alternativas.

    Bloqueio de bens

    Ainda na terça-feira, 09, o juiz da 6º Vara de Fazenda Pública e Autarquias, Elton Pupo Nogueira, condenou a mineradora Vale a reparar todos os danos causados pela tragédia. O magistrado não fixou o valor que a mineradora deve pagar já que, segundo ele, “as consequências da tragédia ainda não são passíveis de quantificação somente por critérios técnico-científicos”, mas manteve o bloqueio de R$ 11 bilhões, como garantia de pagamento das reparações.

    Audiências de conciliação

    Na data anterior (08/07) a Defensoria Pública de Minas Gerais participou de audiência de conciliação onde foi homologada a escolha da Associação Estadual de Defesa Ambiental (Aedas) para assessoramento técnico aos atingidos da região 2 – Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Igarapé e Juatuba –. A escolha da assessoria técnica para os atingidos na região 4 acontecerá no dia 14 de julho, em Curvelo e para a região 5, a escolha da entidade deve ser apresentada à Justiça até 1 de agosto.

    Também foi anunciado, em juízo, o Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB), como a entidade escolhida pelos atingidos, para assessoria técnica aos municípios da região 3 – Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, São José da Varginha, Fortuna de Minas, Papagaios, Maravilhas, Paraopeba, Pequi e Caetanópolis – e apresentado o Termo de Compromisso, firmado pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Copasa e a Mineradora Vale, definindo a empresa Aecom do Brasil responsável pela auditoria da construção do novo sistema de captação de água para Belo Horizonte, a partir de novembro próximo.

    Além da Defensoria Pública, estavam presentes, também, representantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Procuradoria do Estado, Procuradoria da União, Defensoria Pública da União, da mineradora Vale, UFMG e Copasa.

    Desde o rompimento da barragem, em janeiro, já foram realizadas 11 audiências de conciliação, sendo que as instituições de Justiça e a mineradora Vale chegaram a diversos acordos, tanto para cobrir as necessidades essenciais dos moradores atingidos, quanto de reparação dos danos ambientais, financeiros e estruturais.

    Fonte: Ascom/DPMG, com informações do TJMG (10/07/2019)

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-ouve-primeiras-vitimas-do-rompimento-da-barragem-de-rejeitos-em-brumadinho/730499351

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)