Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPDH obtém liminar para manutenção da posse de terreno de Comunidade Tradicional de Piabanha, em Salto da Divisa

    há 6 anos

    A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), obteve liminar em favor da Comunidade Tradicional de Piabanha, localizada em Salto da Divisa, Norte de Minas Gerais. A comunidade vive no imóvel há mais de 60 anos, de acordo com a defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, em atuação na DPDH e autora do requerimento de liminar. O terreno fica próximo ao rio Cabeceira do Piabanha, em área incluída no Parque Estadual Alto Cariri.

    Com fundamento em título dominial foi pleiteado na Vara agrária proteção possessória contra a Comunidade. Por meio do processo nº 5119894-77.2017.8.13.0024, Ana Cláudia da Silva Alexandre, apresentou reconvenção requerendo liminar proibitória para que os autores da reintegração de posse fossem proibidos de ameaçar a posse da Comunidade.

    Na decisão liminar a juíza Soraya Brasileiro deferiu a medida requerida pela Defensoria Pública e determinou que a “parte autora se abstenha de praticar quaisquer atos que importe em turbação, esbulho ou ameaça à posse objeto desta ação, enquanto a mesma não for julgada, deixando claro que a ordem se refere aos limites desta lide (ação possessória). Em caso de descumprimento da ordem judicial, desde já fica fixada multa diária, no importe de R$1.000,00. E, caso a ameaça à posse tenha se convertido, ou venha a se converter, em agressão à posse, por força da conversão do Interdito Proibitório em medida de força reintegratória ou de manutenção, desde já fica determinada a reintegração ou manutenção dos autores na posse do imóvel objeto da demanda.”

    De acordo com Ana Cláudia da Silva Alexandre, “a liminar é inédita, pois, no curso de uma ação possessória promovida por fazendeiros que alegam ser os proprietários do imóvel, foi deferida a proteção possessória para a comunidade tradicional, que dá destinação social efetiva à terra, por meio da agricultura extrativista, reconhecendo seus direitos.”

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpdh-obtem-liminar-para-manutencao-da-posse-de-terreno-de-comunidade-tradicional-de-piabanha-em-salto-da-divisa/586770150

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)