Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Métodos adequados de solução de conflitos, tema da capacitação de estagiários

    há 6 anos

    Na segunda-feira (27/03), a defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais e coordenadora do projeto “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar” (Mesc), proferiu palestra sobre métodos adequados de soluções de conflitos na sede I da DPMG. A palestra integrou mais uma etapa do curso de capacitação para estagiários em Direito da Instituição.

    Para exemplificar parte da temática afeta à Teoria Geral do Conflito, Francis Coutinho realizou dinâmica com os participantes. A defensora pública reforçou a importância da democratização de acesso à justiça nas comunidades, “temos que nos preocupar em levar a justiça a quem precisa, facilitando a linguagem, empoderando as partes para que elas possam construir sua própria decisão. Não há como abraçarmos a justiça conciliativa sem reavaliarmos o papel do conflito na sociedade democrática”, explicou. A defensora identificou, também, os pontos de similitude e diferenças entre os principais tipos de métodos adequados, salientando a utilização da mediação e da conciliação de conflitos na DPMG. Com objetivo de demonstrar a efetividade da prática da mediação como atividade extrajudicial do defensor público, Francis Coutinho apresentou o Projeto Mesc, explicando resumidamente seu funcionamento junto às escolas públicas.

    Para enriquecer o trabalho sobre mediação no ambiente escolar, a defensora pública convidou a voluntária do Mesc, Danielle Pereira da Silva, que prestou depoimento e reforçou a importância do projeto em sua vida: “Quando o projeto Mesc foi implantado em minha escola, tinha acabado de perder meu irmão, torturado e assassinado. A mediação nos apresenta outras perspectivas, entendemos que, por meio do diálogo, podemos resolver qualquer conflito, sem a necessidade da intervenção de um supervisor, diretor ou até mesmo de um advogado”, disse Danielle Silva.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/metodos-adequados-de-solucao-de-conflitos-tema-da-capacitacao-de-estagiarios/562194516

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)