Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensores públicos mineiros participam do XIII Conadep, em Florianópolis

    há 6 anos

    Defensores públicos mineiros, em atuação em diversas comarcas do Estado, estão participando do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (Conadep), que acontece em Florianópolis até esta sexta-feira (17). Neste ano o tema escolhido foi “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade”.

    A abertura do congresso aconteceu na quarta-feira, 15 de novembro, com a presença de mais de 800 pessoas, dentre elas a defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; o corregedor-geral da DPMG, Ricardo Sales Cordeiro; e o conselheiro do Conselho Superior da DPMG, Fernando Campelo Martelleto.

    Durante a cerimônia a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), responsável pela realização do congresso e a Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (ADEPESC) entregaram o Colar do Mérito à professora e mestre em Direito, Maria Aparecida Caovilla, homenageada pelo seu papel de liderança no Movimento pela Criação da Defensoria Pública de Santa Catarina, cujo o slogan era: “Defensoria Pública: Direito Sonegado”.

    Em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, palestrou sobre a atuação da Defensoria Pública na Corte. O ministro fez um relato sobre a atuação da instituição na área penal e defendeu a sua autonomia administrativa e financeira. Ao final, Nefi Cordeiro elogiou a atuação dos defensores públicos que atuam nos Tribunais Superiores, em Brasília.

    Encerrando a solenidade, foi realizada a palestra magna “Direitos Humanos: da Guerra da Síria ao Trabalho Escravo no Brasil”, com o jornalista Klester Cavalcanti. Na palestra, o jornalista falou sobre sua incursão nos conflitos na Síria, onde entrou, em maio de 2012, pela fronteira com o Líbano, com a missão de registrar a realidade da guerra civil iniciada no país em 2011 para a Revista Isto É.

    Logo após, o jornalista falou da obra “A Dama da Liberdade”, que narra a história da auditora do trabalho Marinalva Dantas. Ela foi responsável por libertar 2.354 pessoas da escravidão moderna e do trabalho infantil.

    Fonte: Ascom/DPMG (com informações da Anadep) 16/11/2017

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensores-publicos-mineiros-participam-do-xiii-conadep-em-florianopolis/521120487

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)