jusbrasil.com.br
22 de Agosto de 2017
    Adicione tópicos

    Defensora-geral recebe homenagem da OAB/MG

    Defensoria Pública de Minas Gerais
    há 12 dias

    Nesta sexta-feira (11/08), a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB/MG) com a medalha “Defensor Renato Zuppo”.

    Durante a cerimônia de outorga, que aconteceu em sessão especial do Conselho Pleno da Ordem, também foi realizada homenagem póstuma ao defensor Renato Zuppo, com a entrega da comenda aos seus familiares. Renato Zuppo exerceu o cargo de procurador-chefe da Defensoria Pública entre 1988 a 1990 e aposentou-se como defensor público em 1991.

    O presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, manifestou sua alegria em “reverenciar a memória de um grande homem”. Antônio Fabrício destacou sua contribuição ao direito, à advocacia e às instituições e a importância do resgate do nome do defensor público Renato Zuppo. “A homenagem é nosso reconhecimento ao defensor Renato Zuppo, que foi um sacerdote do Direito”, afirmou.

    O presidente explicou que a medalha será entregue anualmente a um defensor público e que, excepcionalmente, nesta primeira edição da insígnia, são homenageados o defensor Renato Zuppo (homenagem póstuma) e a defensora-geral do Estado. “Essa concessão se dá pelo trabalho e o diálogo que Christiane Malard vem desenvolvendo em relação à convivência com a Ordem”.

    Membro da comissão de instituição da medalha “Defensor Renato Zuppo” e ausente da cerimônia por compromissos de trabalho, a defensora pública Silvana Lobo gravou um vídeo de saudação à defensora-geral. Silvana Lobo ressaltou o brilhantismo do defensor público patrono da medalha e expressou sua alegria em entregar a primeira medalha à defensora-geral, Christiane Malard, de quem salientou a competência e vocação para o cargo de defensora e seu empenho “para transformar a Defensoria Pública, que hoje, é uma instituição muito mais respeitada e estruturada”.

    Ao saudar a família do patrono da medalha, o conselheiro Nato e ex-presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior, salientou a competência do defensor Renato Zuppo e seu empenho em lutar em prol da defesa dos mais carentes. Mencionando seu valoroso exemplo do defensor para os descendentes, destacou os profissionais de excelência que se tornaram seus filhos, Renato e Daniela Zouain Zuppo, magistrado e jornalista, respectivamente.

    Falando em nome dos familiares, Renato Zouain Zuppo, fez um breve retrospecto da trajetória de vida do pai, que, “em época pré-constitucional, exercia os ofícios de advogado e defensor público. Se transfigurava nos dois papéis e tinha bastante orgulho de poder dizer ao fim de um dia pleno de trabalho, que havia exercido suas funções de modo eficiente para ganhar o pão e lutar valorosamente pela liberdade daqueles que o procuravam, tivessem ou não condições de pagar seus sempre módicos honorários”. Renato Zouain Zuppo ressaltou que a medalha está “muito bem entregue à defensora pública-geral e temos orgulho, em nome do nosso pai, que a senhora ostente esse título justíssimo”.

    Ao cumprimentar os presentes e em uma alusão ao Dia do Advogado, celebrado nesta sexta (11/08), a defensora pública-geral, Christiane Malard, em nome do presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, parabenizou os advogados homens e, em nome da vice-presidente, Helena Delamonica, saudou as advogadas.

    Em nome de seu pai, o advogado Antônio Procópio, que prestigiou o evento, a DPG fez uma homenagem especial a todas as advogadas e advogados presentes. Christiane Malard contou que se inspirou na trajetória de vida do pai, que tem “caráter extremamente humanitário, de generosidade e de dedicação. Mesmo sendo um advogado bem-sucedido, sempre se preocupou com o mais carente, sempre se preocupou em ajudar ao próximo, e eu cresci com esses valores”.

    Christiane Malard fez um breve resumo de sua trajetória estudantil e profissional e afirmou que pensou em fazer o concurso da Defensoria Pública, “com esse ideal de transformar e trazer a justiça para quem mais precisa, para aquele que não pode contratar um advogado particular”. A DPG afirmou seu desejo, desde seu ingresso na carreira, de fortalecimento da Instituição, com uma prestação jurídica eficiente e célere para o cidadão vulnerável.

    Ao falar sobre o patrono da medalha, a DPG destacou sua trajetória brilhante, o caráter humanitário e ressaltou o bom relacionamento interinstitucional como um ponto em comum entre ambos.

    Christiane Malard agradeceu à defensora pública Silvana Lobo, pelo depoimento em vídeo, e a homenagem recebida pela Ordem, que “representa o reconhecimento da importância da Defensoria Pública e da boa relação com OAB enquanto funções essenciais à justiça”. Em relação à família Zuppo, afirmou que pretende “carregar para sempre essa alegria e essa homenagem e honrar o legado que o dr. Renato Zuppo deixou à nossa Instituição, que foi a sua gestão”, finalizou.

    Medalha “Defensor Renato Zuppo”

    A insígnia foi instituída, este ano, pela OAB/MG para homenagear, anualmente, defensores públicos, que tenham desempenhado papel relevante para a manutenção da justiça. A medalha “Defensor Renato Zuppo” é o reconhecimento do profissional que prezava pela humanidade e por manter boas relações entre as instituições.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)