Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coordenador da Defensoria Especializada do Consumidor participa de curso de capacitação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor

    há 7 anos

    O coordenador da Defensoria Especializada do Consumidor, Daniel Firmato de Almeida Glória, participou como expositor do I Curso de Capacitação para Órgãos Públicos e Entidades Civis do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, no salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça, na quarta-feira, dia 22. Daniel Firmato ministrou palestra sobre o tema “Bancos de Dados e Cadastros de Consumo”.

    Em sua exposição, o coordenador estabeleceu as diferenças entre bancos de dados e cadastros de consumidores, partindo do pressuposto que é legítimo os fornecedores organizarem e explorarem as informações pessoais e econômicas dos consumidores, tendo como limite a proteção do consumidor e dos direitos da personalidade, de sua honra e privacidade.

    De acordo com o defensor público, “cadastro é tudo aquilo que o fornecedor utiliza como marketing. Já o banco de dados é regulado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), podendo ser restritivo ou positivo. O restritivo, ou negativo, é regulado pelo artigo 43 do CDC, enquanto a Lei de Cadastro Positivo trata do banco de dados positivo” ressaltou. Daniel Firmato abordou também súmulas do Superior Tribunal de Justiça que tratam dos bancos de dados.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coordenador-da-defensoria-especializada-do-consumidor-participa-de-curso-de-capacitacao-do-sistema-estadual-de-defesa-do-consumidor/441861826

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)