Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Sala de Espera” tira dúvidas sobre benefícios previdenciários

    há 8 anos

    Em mais uma edição do Projeto “Sala de Espera – Oficinas de Cidadania”, a analista judiciária do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Karina Abreu, prestou informações sobre os benefícios previdenciários auxílio doença e aposentadoria.

    A analista previdenciária iniciou a palestra explicando para os assistidos presentes que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal e por isso, as demandas relativas ao Instituto deverão ser acionadas por meio da Defensoria Pública da União.

    Karina Abreu falou sobre a diferença entre benefício previdenciário, que é pago para o segurado ou seus dependentes, tendo em vista a existência de contribuições, e benefício assistencial, que é prestado a quem necessitar, respeitados os critérios, independente de contribuição.

    A analista explicou os requisitos necessários para se ter direito aos benefícios auxílio doença e aposentadoria por invalidez e falou sobre os trâmites para sua requisição junto ao INSS.

    Karina Abreu esclareceu que somente em caso de negativa do INSS, o cidadão deverá procurar a Justiça Federal e que, apesar de indicada, não é necessária a presença de um advogado para causas inferiores a 60 salários mínimos.

    Sobre o tempo de carência, a analista previdenciária informou que, para a obtenção do auxílio doença e de aposentadoria por invalidez, são necessários 12 recolhimentos e, caso o cidadão interrompa a contribuição, ele poderá recuperar a condição de segurado se voltar a recolher por quatro meses, ou pelo período relativo à 1/3 da carência. Para o benefício de auxílio doença não é necessário cumprir carência.

    Karina Abreu explicou a diferença entre auxílio doença, que é temporário, e aposentadoria por invalidez, que é concedida quando a incapacidade é permanente. Informou que se o cidadão aposentado por invalidez voltar a trabalhar de carteira assinada, ele perde a aposentadoria. No caso de aposentadoria por tempo de contribuição, pode-se retornar ao mercado de trabalho, mantendo os rendimentos da aposentadoria.

    O tema despertou o interesse dos assistidos presentes, que aproveitaram para tirar dúvidas e obter informações.

    Projeto

    Realizado pela Coordenadoria de Capacitação, o projeto “Sala de Espera: Oficinas de Cidadania” tem como principal objetivo fomentar a cultura da prevenção do problema, por meio da educação em direitos.

    A próxima palestra do projeto será no dia 25 de fevereiro, com o tema “Meio ambiente Preservado é Garantia de Sobrevivência”.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sala-de-espera-tira-duvidas-sobre-beneficios-previdenciarios/306218518

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)