Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TODO CIDADÃO TEM O DIREITO FUNDAMENTAL A UM DEFENSOR PÚBLICO

    há 12 anos

    Aloisio Costa Siqueira *

    A Constituição da República assegura no seu Art. , LXXIV e Art. 134 que todo cidadão que não tenha recursos suficientes para contratar um advogado sem prejuízo do seu sustento próprio e da sua família tem direito a um Defensor Público natural para patrocinar seus interesses.

    Apesar de ser uma garantia fundamental de todo cidadão carente, essa não é a realidade nos dias de hoje no Brasil. Muito pouco se sabe sobre a Defensoria Pública e também é pouco o número de membros e as comarcas que possuem a instituição instalada.

    Com essa imensa falta de profissionais e de informação, a população carente fica desprovida dos seus direitos mais básicos, algo inconcebível em um Estado Democrático de Direito, o que fere de morte os direitos humanos dos cidadãos.

    Trazendo o problema para a realidade de Minas Gerais, o que se vê é que a lei prevê o número de 1.200 cargos a serem preenchidos, no entanto, nem metade deles está ocupado por Defensores Públicos. Dos 853 municípios, não existe Defensor Público pra nem um terço das comarcas. Isso só demonstra o total descaso do governo com a estruturação e fortalecimento da Defensoria Pública e, consequentemente, de toda a população desprovida de recursos financeiros.

    Se num Estado existe o Juiz que julga e o Promotor que acusa, nada mais justo que também exista o Defensor que defenda, e a falta dele só faz aumentar ainda mais o número de injustiças que ocorrem com a população carente, que deixa de usufruir de seus direitos por falta de um Defensor para atuar em sua proteção.

    Importante destacar que em novembro de 2011 chegaram na comarca de Almenara dois novos Defensores para atuarem nas áreas criminal e execução penal. Sendo assim, todo aquele que não tiver condições financeiras de custear um advogado particular pode contar com os serviços prestados pela Defensoria Pública nessas áreas.

    Por fim, resta salientar que só construiremos uma sociedade livre de injustiças e menos desigual, com o efetivo gozo de direitos para todas as camadas sociais, se os governantes investirem seriamente em Defensoria Pública, que, segundo a nossa Constituição é uma “instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados”.

    *Defensor Público lotado na 17ª Defensoria Criminal da Capital.

    Texto publicado no Jornal Folha dos Vales, distribuído nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Matheus.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7518
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/todo-cidadao-tem-o-direito-fundamental-a-um-defensor-publico/2988309

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública do Pará
    Notíciashá 13 anos

    Defensoria divulga portaria que regulamenta as hipóteses de recusa legal por parte do Defensor

    Roberto Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Da gratuidade de justiça no Novo CPC

    Rodrigo Costa Advogados, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Fizeram empréstimo no meu nome. O que devo fazer agora?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O que se entende por Provas Ilícitas por Derivação? - Selma de Moura Galdino Vianna

    Douglas Barreto, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    CNJ Serviço: em que casos não é preciso um advogado?

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá como faço pra arrumar um advogado público pra mi ajuda no meu caso continuar lendo

    Boa tarde como faço pra conseguir um advogado público pra defender meu filho continuar lendo

    estou indignada com a falta de comprometimento de alguns relacionados ao dever de defender, estou necessitando de um defensor e não tem miguem que posso me ouvir
    me sinto sem valor na sociedade que brigam por meu voto. quando preciso não existe pessoas que possa se quer me dar ouvido julgar minha causa.
    se alguém quiser falar comigo deixarei meu contato pra que alguém se manifeste
    me chamo
    Amélia Edirlangenei Alves continuar lendo

    Boa noite preciso de um defensor público.meu filho tá preso vai fazer 4 anos tinha o advogado mais abandonou o caso.eu moro em aracaju Sergipe meu filho ta preso no conjunto penal de Paulo Afonso -BA sou cardíaca grave e n posso viajar pra visitar ele é tbm ele se encontra muito doente e debilitado tá usando fraudas preciso de ajuda pois n posso pagar um advogado particular aguardo resposta continuar lendo