Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PA NEM SABE QUANTOS ESTÃO PRESOS, DIZ CNJ

    há 13 anos

    Relatório sobre o sistema carcerário no Estado aponta ainda erros em processos, como o caso da vítima que virou ré

    No mesmo dia em que 18 presos foram mortos no Maranhão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou relatório sobre inspeção no sistema penitenciário do Pará. Lá, não há nenhum controle sobre o número de presos no Estado nem sobre os processos.

    O descontrole no Pará chegou a tal ponto que o conselho teve dificuldades para começar a trabalhar. Quando os juízes do CNJ pediram à Justiça local a relação dos presos, souberam que o Judiciário praticamente havia delegado a tarefa de fiscalizar a execução penal para o Executivo.

    Do governo estadual, os juízes receberam a informação de que havia 12.153 presos. Depois, o governo estadual disse que havia 21.824 presos. Ante a disparidade dos números, uma terceira lista foi pedida e chegou-se a aproximadamente 10.030 presos. Mas a listagem foi abandonada depois que os juízes constataram que pessoas que deveriam estar presas, conforme a Superintendência do Sistema Penal do Estado, não estavam nas listagens dos presídios.

    Sem essas informações precisas, é impossível ao Judiciário, ao Ministério Público, ao governo estadual e à Defensoria Pública acompanhar a situação dos presos. O descontrole também atinge os processos no Judiciário. Em muitos casos, não se sabe se a pessoa está presa.

    Em um dos casos, que exemplifica a falta de controle por parte do Judiciário, a vítima foi apontada no processo como ré e o criminoso, como vítima. A vítima poderia ser presa e processada pelo crime que sofreu enquanto o verdadeiro responsável ficaria impune. A troca de papéis só não teve consequências práticas porque tratava-se de latrocínio: roubo seguido de morte.

    Outro exemplo: condenado a 15 anos de prisão, Nilson Dumont de Sousa Machado recebeu o benefício da progressão de regime neste ano. Porém, ele só poderia ser beneficiado em 2013.

    Márcio Lima da Silva foi condenado por furto. Ele teria direito a ir para o aberto. O benefício foi concedido para Márcio da Silva Lima, outra pessoa.

    Com todas essas imprecisões, o conselho pôde analisar parte dos processos. Dos mais de 10 mil presos, apenas 4.267 puderam ser atendidos pelo mutirão. Desse total, 523 foram soltos após a passagem do conselho.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pa-nem-sabe-quantos-estao-presos-diz-cnj/2463007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)