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23 de Abril de 2024
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    Segundo módulo do curso de Gestão para Resultados aplica conceitos para identificação e solução de problemas

    há 9 anos

    Na segunda parte do curso de Gestão para Resultados, ministrado na sexta feira, 31, os participantes estudaram documentos e planilhas para a fixação dos conceitos vistos na parte da manhã. Servidores, equipe do gabinete da Defensoria Geral e coordenadores regionais, sob orientação dos consultores Rubem Myrrha e Cristina Torres colocaram em prática os ensinamentos e puderam levar consigo o material para aplicação no cotidiano de trabalho e o planejamento de suas ações na gestão das Regionais.

    Na segunda parte dos cursos defensores e servidores colocaram em prática os conceitos aprendidos pela manhã avaliando os resultados e a eficiência das soluções encontradas

    Para o consultor Rubem Myrrha “a utilização do programa de gestão para resultados por parte do serviço público é uma maneira de tornar mais eficiente a prestação de serviços, com a aplicação de regras como a redução de custos, transparência e tornando a gestão mais científica.” Segundo o consultor a aplicação da gestão por resultados no setor público “é mais complexa, pelas características do serviço público, mas pode ser adaptada para atingir os objetivos da administração.” E revela que diversos Estados já lançam mão da ferramenta para melhorar a prestação de serviços à população. Em Minas Gerais várias secretarias de Estado e os tribunais de Justiça e de Contas já utilizam as ferramentas em sua administração.

    O coordenador da Regional Metalúrgica, Ricardo de Souza Barbosa, considerou a iniciativa “excelente, e deveria ser expandida, melhorando a capacidade técnica e o atendimento ao assistido pela Defensoria”.

    A defensora Gilmara Andrade dos Santos Maciel, representou a coordenadora regional Mata I, Ana Lúcia Gouveia Leite, e classificou o curso como “uma experiência muito válida. E a Defensoria tem mesmo que investir na capacitação de defensores, servidores e estagiários para melhorar a qualidade do trabalho prestado à população.”

    O aprimoramento da prestação de serviços pela Defensoria foi destacado pelo coordenador local substituto do Vale do Aço, Vinicius Paulo Mesquita, que participou do curso representando o coordenador regional Altair Pereira de Azevedo. Segundo Vinicius Mesquita o estudo foi “proveitoso, oferecendo instrumentos capazes de mudarem a visão do cotidiano administrativo da Defensoria, com reflexos na melhoria da qualidade do serviço prestado aos assistidos.”

    A capacitação de gestores, sejam defensores ou servidores, foi realçada pelo coordenador local substituto da regional Vertente do Caparaó, Moacyr Costa Rabello, que representou o regional Paulo Sérgio Pereira Lima. Para Moacyr Rabello “a qualificação prepara para o exercício da gestão, permitindo identificar problemas, falhas e gargalos que influenciam negativamente o trabalho e as soluções que podem melhorar a eficiência no serviço, com elevação da qualidade no atendimento oferecido pela Defensoria Pública.”

    Na avaliação da defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, as atividades realizadas nestes dois dias reunindo os coordenadores das regionais da DPMG foram bastante profícuas e importantes para o avanço da instituição. “Além do fortalecimento da Defensoria Pública, com a construção de um diálogo positivo e participativo, com a compreensão de todos os atores da instituição sobre os desafios da administração, buscamos também, capacitar defensores e servidores para uma gestão proativa e cooperativa que, consequentemente, refletirá na excelência do atendimento aos nossos assistidos”, concluiu.

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segundo-modulo-do-curso-de-gestao-para-resultados-aplica-conceitos-para-identificacao-e-solucao-de-problemas/222013835

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