Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública participa do XX Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção

    há 9 anos

    A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo coordenador da Defensoria Especializada de Infância e Juventude – Cível, Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, na abertura do XX Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa) realizada no dia 04 de junho.

    Na sexta-feira (05/06), o defensor participou como debatedor da mesa redonda: “Preferência pela família biológica: legal ou justo?”. Wellerson Corrêa esclareceu sobre a diferença entre o Princípio da Prevalência da Família Natural ou Extensa em relação à família substituta, prevista no art. 100, parágrafo único, X do ECA e a expressão preferência, utilizada em alguns dispositivos do estatuto. “A preferência diz respeito à reintegração familiar em relação à aplicação de outras providências quando da execução da medida de acolhimento, significando que o juiz tem uma margem de discricionariedade na aplicação destas. O escopo é a manutenção ou a reintegração da criança e do adolescente em sua família natural ou extensa, sendo o encaminhamento para a família substituta medida excepcional, utilizável quando do esgotamento das medidas tendentes à reintegração familiar. Antes do esgotamento destas medidas, há a prevalência da família natural/extensa em detrimento do encaminhamento para família substituta, que se finda se frustrada ou incabível a reintegração familiar”, explicou. O defensor ressaltou, ainda, a finalidade institucional da Defensoria Pública, seja patrocinando os postulantes à adoção, ou em defesa da criança e do adolescente em situação de risco e vulnerabilidade, acentuando em sua fala, a defesa dos pais ou responsáveis, hipossuficientes, réus nos processos em curso na Justiça da Infância e da Juventude, tendo a Defensoria o papel de lhes assegurar as garantias processuais e constitucionais básicas, tais como a igualdade das partes, o contraditório, a ampla defesa, tendo em vista o princípio da dignidade humana.

    Promovido pelo Grupo de Apoio à Adoção Benquerer – BH, com o apoio da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), o encontro teve como tema central “Adoção: vivências e convivências”, representando uma oportunidade para se dar visibilidade às questões relacionadas ao abandono e a adoção de crianças e adolescentes, além de consolidar o movimento pró-adoção.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-participa-do-xx-encontro-nacional-dos-grupos-de-apoio-a-adocao/222010879

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)