Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JUSTIÇA COMEÇA A LIBERTAR OS PRESOS PROVISÓRIOS DO PAÍS

    há 13 anos

    Celas devem conter apenas criminosos condenados ou acusados perigosos

    Pego em flagrante ao tentar roubar uma padaria em maio, desde então, Nélio (nome fictício) aguarda julgamento em uma cela do Centro de Remanejamento de Presos da Gameleira, em Belo Horizonte. Mas ele pode ser solto nas próximas horas.

    Nélio é um dos quase 220 mil presos provisórios que podem ser beneficiados pela Lei 12.403, em vigor a partir desta segunda-feira (04/07). Com efeito retroativo, a norma determina, entre outras coisas, que a prisão preventiva só deve ser decretada em caso de crimes hediondos - homicídios e estupros, por exemplo - e com penas superiores a quatro anos. Para os demais casos, o juiz deve substituir a prisão por outra medida alternativa, como pagamento de fiança, monitoramento eletrônico ou o comparecimento periódico do acusado diante da Corte até a data do julgamento.

    Esta última opção é a que o advogado Adilson Rocha vai propor para Nélio ainda hoje, em recurso judicial. "Meu cliente é réu primário. Vou pedir a substituição de sua prisão por uma medida cautelar, o comparecimento diário dele ao fórum e a obrigação de se recolher ao domicílio no horário noturno", diz Rocha, que também é presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil. Rocha elogia a nova lei. "Agora, o juiz terá de fundamentar a prisão preventiva em até 24 horas", diz o advogado, lembrando que, até ontem, quem fosse preso em flagrante cometendo crime aguardaria o julgamento na cadeia.

    Reação. Publicada em maio, a Lei 12.403 inicialmente causou uma reação negativa entre alguns policiais e juristas, que falavam em impunidade. Contudo, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, diz que isso não vai acontecer.

    "A lei apenas dá ao juiz mecanismos para assegurar a ordem pública e regular o andamento da Justiça, aplicados contra pessoas que ainda não foram julgadas, mas que já estão presas. Todas essas pessoas, quando forem condenadas, terão de pagar pelos crimes. Não há impunidade" , diz Pereira.

    O defensor público Flávio Rodrigues concorda e destaca ainda que não haverá soltura em massa de presos, muito menos daqueles de alta periculosidade. "Acredito que vamos levar seis meses para revisar todas as prisões provisórias. Mas a maioria desses casos é de traficantes e homicidas. Esses vão continuar presos", garante o defensor.

    Transcrito do jornal “O Tempo”, Marcelo Fiuza (04/07/2011)

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-comeca-a-libertar-os-presos-provisorios-do-pais/2762937

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)