Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ACP da Defensoria Pública de Guaxupé busca evitar tarifa de esgoto para a população

    há 11 anos

    Para evitar que a população do município de Guaxupé arque com um aumento de 50% na conta de abastecimento de água e visando zelar pela proteção do patrimônio público, a Defensoria Pública da comarca ajuizou ação civil pública (ACP), com pedido de antecipação de tutela, contra o Município e a Companhia de Água de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

    Entenda o caso

    Em agosto de 2012, em contrato de programa celebrado entre o Município e a Copasa, a concessão do abastecimento público de água e a assunção do sistema de esgotamento foram renovados pelo período de 30 anos. No referido contrato foi estabelecida remuneração por meio de tarifas a serem reguladas anualmente pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae).

    Em relação aos serviços de esgotamento, enquanto não existir tratamento sanitário no município, será cobrado dos cidadãos o montante de 50% do valor da tarifa de abastecimento de água. Não há previsão para o início do tratamento do esgoto sanitário, já que o processo licitatório para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto foi impugnado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

    O defensor público Leonardo César Matheus (foto), autor da ACP, explica que a cobrança de 50%, seria para custear serviços que até então eram bem operados pela Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, sem oneração direta para o cidadão.

    Leonardo César Matheus argumenta ainda que apesar do Poder Executivo ser autorizado a celebrar contrato de programa, a lei municipal não autoriza a “alienação, seja gratuita ou onerosa, da rede de esgoto sanitário, que é bem público imóvel de uso especial, afetado à função pública”.

    “Entre proteger uma população inteira de uma tarifa fundamentada em um contrato ilegal, ou fazer prevalecer, contra essa prerrogativa fundamental, um interesse financeiro e secundário do Estado e da Copasa, há que se entender que razões de ordem ético- jurídica impõem apenas uma opção: o respeito indeclinável ao interesse público primário e a população guaxupeana”, ressalta o defensor público.

    Para Leonardo César Matheus, “muito mais que a proteção do patrimônio público, a demanda coletiva tem o objetivo de proteger as famílias pobres de Guaxupé que, de forma repentina e muitas vezes em prejuízo de seu sustento, estão arcando com um aumento de 50% na conta de abastecimento de água, oriundo de um serviço de coleta já prestado anteriormente e sem custo pelo município. Além disso, através dos documentos acostados aos autos, ficou demonstrado a total ilegalidade da alienação da rede de esgoto municipal que não foi submetida a autorização legislativa, como previsto em normas administrativas”.

    A ação, que beneficiará 50 mil pessoas, será julgada nos próximos dias.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acp-da-defensoria-publica-de-guaxupe-busca-evitar-tarifa-de-esgoto-para-a-populacao/100332783

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)